O semestre 2020/2 do Centro de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) está com matrículas abertas para novos alunos e para os veteranos já está liberada a rematrícula online e presencial. Acompanhe abaixo as dúvidas frequentes em relação aos procedimentos necessários para garantir sua vaga nas aulas:

 

Quem precisa fazer a rematrícula?

O aluno do Ciesa que estuda em regime semestral precisa regularizar sua situação ao assinar o contrato e se matricular nas disciplinas para cursar mais um semestre. O ano é dividido em dois semestre 2020/1 (Janeiro a junho) e 2020/2 (julho a dezembro).

Quem pode fazer a rematrícula online?

Todos os estudantes do regime semestral que não estejam em débito com a instituição. O aluno que realizou o pagamento de suas mensalidades de janeiro a junho, mas não pagou julho, poderá fazer sua rematrícula online e emitir o boleto do mês 7 no sistema.

Como funciona a rematrícula online?

O aluno acessa sistema.ciesa.br com seus dados de matrícula e senha e terá na tela o contrato de renovação de matrícula, ao confirmar que está ciente das diretrizes do documento, poderá passar para a próxima etapa que é a geração do boleto de pagamento do mês 7, caso o aluno já tenha pago aparecerá na tela a confirmação de matrícula com a data de pagamento da mensalidade. Caso o pagamento tenha ocorrido antes de 06/08, mesmo diante da confirmação, o aluno deve procurar a coordenação de curso para fazer a montagem de grade, e a tesouraria para o pagamento de agosto.

Paguei a rematrícula, assinei o contrato mas meu boleto ainda não está no sistema. O que houve?

Os procedimentos que ficam no Ciesa são a matrícula em disciplina dos alunos, feita na coordenação, e o pagamento da mensalidade de agosto, que é feito na tesouraria.

Posso fazer a rematrícula se tiver com matrículas atrasadas?

Não, o aluno precisa ir até a tesouraria do Ciesa para verificar o valor das mensalidades que estão em débito e, caso precise, negociar as parcelas.

Posso fazer a rematrícula mesmo com débitos na biblioteca?

Não, se o sistema acusar débitos por mensalidades ou pendências por solicitações de documentos o aluno precisa regularizar a situação para poder fazer o pagamento.

Paguei o documento, mas consta como devendo no sistema. Como proceder?

O aluno que solicitou documentos ou pagou mensalidades e ao tentar fazer a rematrícula online aparecer débitos indevidos, deve procurar a tesouraria com os comprovantes ou anexar e enviar para financeiro@ciesa.br solicitando a baixa. Em alguns casos de mensalidades, é possível baixar o demonstrativo de Imposto de Renda dentro do Portal do Aluno e anexar como comprovante.

Perdi o prazo de rematrícula que estava no calendário acadêmico, e agora?

É preciso solicitar na secretaria a rematrícula fora do prazo.

Sou aluno FIES, como devo proceder?

O aluno deverá procurar a secretaria acadêmica, no Bloco D, para solicitar a rematrícula e aguardar a notificação do setor do Fies.

Aluno bolsista precisa fazer rematrícula?

Sim, o aluno deve procurar a secretaria acadêmica para fazer o requerimento de matrícula e depois ir até a coordenação do curso para os demais procedimentos.

 

Seu caso não foi contemplado com as informações acima? Então você pode entrar em contato com o nosso atendimento pelo 0800 042 0377 ou pedir orientações pelo whatsapp (92) 99401-6229.