Sobre o Curso
O curso de Relações Públicas visa formar profissionais com visão estratégica, com foco nos negócios, na responsabilidade social e na elaboração de políticas de relacionamento entre as organizações e seus públicos. Para isso, sua matriz curricular prevê conhecimentos teóricos e práticos que serão utilizados criticamente pelos futuros profissionais.
Muito mais que a aplicação de técnicas e instrumentos de comunicação, no século XXI, as Relações Públicas desenvolvem estratégias criativas de comunicação que afetam diretamente a vida e a dinâmica negocial das organizações, colaborando para a criação da identidade, da reputação e da imagem coorporativa.
- Grau: Bacharelado
- Turnos Oferecidos: Matutino(50 vagas) e Noturno(50 vagas)
- Duração: 4 anos
Avaliação
ENADE | CPC | CC |
– | – | 4 (2016) |
Áreas de Atuação
O bacharel em Relações Públicas atuará como articulador de políticas de comunicação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Entre estas também podemos citar aquelas ditas organizações de mídia (emissoras de rádio, TV, mídia impressa, mídias digitais), consultorias, assessorias, ouvidorias.
Em sua atividade, planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa, atuando na gestão do relacionamento das organizações com seus públicos. Planeja e organiza eventos de diferentes naturezas, promovendo ações para a construção da imagem e de identidade das organizações. Elabora políticas, projetos e programas específicos de comunicação para as diversas organizações, grupos e movimentos da sociedade civil. Em sua atuação, deve respeitar os fundamentos éticos prescritos para a sua atividade profissional, a partir do reconhecimento das expectativas e demandas da sociedade em relação ao seu papel social e ao produto de sua atividade.
O bacharel em Relações Públicas pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior; em empresas prestadoras de serviços; nas assessorias de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas; em assessorias parlamentares; em organizações não governamentais e civis de interesse público; em organizações sociais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Perfil do Profissional
É um profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, com as seguintes características pessoais:
I – capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que se lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação;
II – percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos públicos;
III – compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável necessária ao planejamento de relações públicas;
IV – entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos;
V – capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.
Situação Legal
Reconhecimento pela Portaria nº 70 de 10/02/2017, publicada no D.O.U. nº 31 de 13/02/2017
Arquivos do Curso
Disciplina | Créditos | C. H. |
Antropologia Cultural | 2 | 80 |
Evolução das Ideias Sociais | 2 | 80 |
Filosofia Geral | 2 | 80 |
Fundamentos e Teorias da Administração | 2 | 80 |
Introdução, Teorias e Técnicas das Relações Públicas | 4 | 160 |
Leitura e Produção de Texto | 2 | 80 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 2 | 80 |
Teorias da Comunicação | 4 | 160 |
Total de Créditos / Total Carga Horária | 20 | 800 |
Disciplina | Créditos | C. H. |
Introdução, Teorias e Técnicas das Relações Públicas | 4 | 80 |
Leitura e Produção de Texto | 2 | 80 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 2 | 80 |
Teorias da Comunicação | 4 | 160 |
Total de Créditos / Total Carga Horária | 20 | 800 |
Disciplina | Créditos | C. H. |
Cerimonial e Organização de Eventos | 2 | 80 |
Comunicação Comunitária | 2 | 80 |
Comunicação Digital e Novas Mídias | 2 | 80 |
Comunicação Internacional | 2 | 80 |
Criação e Redação para Meios Impressos e Eletrônicos | 2 | 80 |
Oratória e Técnica de Apresentação em Público | 2 | 80 |
Planejamento em Relações Públicas | 2 | 80 |
PSICOLOGIA DA Comunicação | 2 | 80 |
Técnica De Comunicação Dirigida | 2 | 80 |
Teoria Política | 2 | 80 |
Total De Créditos / Total Carga Horária | 20 | 800 |
Disciplina | Créditos | C. H. |
Assessoria e Consultoria de Comunicação | 2 | 80 |
Comunicação Mercadológica | 2 | 80 |
Estatística | 2 | 80 |
Planejamento e Produção Gráfica | 2 | 80 |
Pré-Projeto de Pesquisa em Comunicação | 2 | 80 |
Técnica e Produção de Televisão e Audiovisual | 4 | 160 |
Técnicas de Rádio | 2 | 80 |
Teoria e Pesquisa de Opinião Pública | 4 | 160 |
Total De Créditos / Total Carga Horária | 20 | 800 |
Disciplina | Créditos | C. H. |
Comunicação Organizacional | 2 | 80 |
Gerenciamento de Crises | 2 | 80 |
Laboratório de Relações Públicas | 4 | 160 |
Legislação e Ética em Relações Públicas | 4 | 160 |
Optativa | 2 | 80 |
Relações Públicas e Responsabilidade Social | 2 | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 4 | 160 |
Total De Créditos / Total Carga Horária | 20 | 800 |
Nome | Titulação | Regime |
ANA MARIA SILVA DE LUCENA | Doutora | Integral |
FLAVIA KARENINE SILVA DA PONTE | Mestra | Horista |
JOÃO ALVES DE SOUZA FILHO | Especialista | Horista |
LYVIA FABIANA MOUTINHO LYRA | Especialista | Integral |
MARIA JOSÉ CAMPELO DOS SANTOS | Especialista | Integral |
OSVALDO RIBEIRO | Doutor | Integral |
RONALDO JOSÉ MICHILES | Doutor | Integral |
SANDRA HELENA MORAES DOS REIS | Mestre | Horista |
SÔNIA MARIA ZAMITH | Mestre | Parcial |
TATIANE CAMPELO DA SILVA PALHARES | Mestre | Parcial |
Professor Esp. Lyvia Fabiana Moutinho Lyra
Graduada em Comunicação Social Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2003), MBA em Administração de Marketing pelo Centro Universitário Nilton Lins(2005), Doutoranda em Psicologia Social pela Universidad Argentina John F. Kennedy. É Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas CIESA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda – MIMO. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização de Eventos, Marketing, Comunicação Dirigida e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhos com resenhas, análise de livros, comunicação e educação, comunicação e atendimento ao cliente, Planejamento em Relações Públicas e Produção e Promoção de Eventos.
E-mail: coor_csocial@ciesa.br
Telefone: 3652-6637
Endereço: Rua: Pedro Dias Leme, 203 – Bairro Flores – CEP 69058-818 – Manaus- AM
Local: Bloco A. Próximo a Secretária.